31 agosto 2015

Parte do Templo de Bel, na Síria, segue intacta após explosão, diz governo

France Presse
31/08/2015 09h43 - Atualizado em 31/08/2015 10h05

Parte do Templo de Bel, na Síria, segue intacta após explosão, diz governo

Estado Islâmico provocou explosão no pátio do templo que fica em Palmira.
Recentemente, o templo de Baalshamin foi destruído pelos jihadistas.

Da France Presse
Templo de Bel, em Palmira, na Síria, em foto de arquivo de 2008 (Foto: Omar Sanadiki/ Reuters)Templo de Bel, em Palmira, na Síria, em foto de arquivo de 2008 (Foto: Omar Sanadiki/ Reuters)
A estrutura do edifício e a colunata frontal parecem intactas no Templo de Bel na cidade antiga de Palmira, na Síria, após a explosão registrada no domingo (30), afirmou nesta segunda-feira à AFP o diretor de Antiguidades e Museus do país. A explosão teria acontecido no pátio.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) e militantes afirmaram mais cedo que os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) explodiram uma parte do templo de Bel, o mais importante deste conjunto arqueológico considerado patrimônio da humanidade.
"Segundo as informações que recebemos, os jihadistas do EI provocaram uma explosão no domingo no pátio do templo, mas a parte fechada e a colunata frontal estão intactas", declarou Maamun Abdelkarim, diretor de Antiguidades.
"O pátio é imenso, tem 43.000 metros quadrados, e os funcionários dos serviços de Antiguidades não foram autorizados pelos jihadistas a aproximar-se", afirmou.
Recentemente, o Estado Islâmico explodiu o templo de Baalshamin que também ficava na cidade de Palmira.
Palmira, que fica na província de Homs, região central da Síria, é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. A localidade foi conquistada em maio pelo EI, que destruiu várias joias arqueológicas no Iraque, país vizinho da Síria, no qual também está bem implantado.
Foto sem data divulgada no dia 25 de Agosto em uma rede social usada por militantes do Estado Islâmico mostra a fumaça decorrente da explosão do templo de Baalshaminm de 2 mil anos de idade, em Palmira (Foto: Conta do Estado Islâmico nas redes sociais via AP)Foto sem data divulgada no dia 25 de Agosto em uma rede social usada por militantes do Estado Islâmico mostra a fumaça decorrente da explosão do templo de Baalshaminm de 2 mil anos de idade, em Palmira (Foto: Conta do Estado Islâmico nas redes sociais via AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado