13 agosto 2015

Líder da Al-Qaeda jura lealdade ao novo líder dos talibãs

France Presse
13/08/2015 10h26 - Atualizado em 13/08/2015 11h05

Líder da Al-Qaeda jura lealdade ao novo líder dos talibãs

Mensagem de áudio do número 1 da Al-Qaeda foi divulgada nesta quinta.
Família do mulá Omar tinha se negado a apoiar o mulá Akhtar Mansour.

Da France Presse
Imagem de arquivo de 26 de outubro de 2012 mostra Ayman al-Zawahiri falando em vídeo divulgado pela Al-Qaeda (Foto: Site Intelligence Group/ Arquivo AFP)Imagem de arquivo de outubro de 2012 mostra Al-
Zawahiri (Foto: Site Intelligence Group/ Arquivo AFP)
O chefe da Al-Qaeda, Ayman Al-Zawahiri, jurou lealdade ao novo líder dos talibãs, o mulá Akhtar Mansour, em uma mensagem de áudio divulgada nesta quinta-feira (13) pelos sites islamitas.
"Em minha qualidade de chefe do grupo Al-Qaeda, eu juro lealdade, como fizeram o xeque Osama Bin Laden e seus irmãos, hoje mártires, ao comendador dos crentes, o mulá Omar", declarou o número um da Al-Qaeda.

Mulá Omar, líder histórico dos talibãs, morreu há cerca de dois anos, mas a informação só foi confirmada no final de julho pelo grupo extremista afegão.

A mensagem de áudio foi precedida por um vídeo onde Osama Bin Laden, morto em um ataque das forças especiais americanas no Paquistão em 2011, jura sua lealdade ao também falecido mulá Omar.

No início do mês, a família do mulá Omar, o falecido líder talibã, negou-se a jurar lealdade a seu sucessor e pediu aos teólogos muçulmanos que resolvam as crescentes divergências entre os insurgentes sobre a transição no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado