21 agosto 2015

golfinhos e botos no Tâmisa

Focas: Cientistas da ZSL calculam que quase 700 focas comuns vivam no estuário do Tâmisa© Copyright British Broadcasting Corporation 2015 
Cientistas da ZSL calculam que quase 700 focas comuns vivam no estuário do Tâmisa

O rio Tâmisa, que cruza a capital britânica, Londres, já foi chamado de "O Grande Fedor" e declarado "biologicamente morto", mas atualmente, vive uma espécie de renascimento.
A Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês) afirma que, nos últimos dez anos, foi informada sobre o avistamento de 2.732 mamíferos de grande porte.
Focas são os animais mais vistos, com registro de vários espécimes inclusive na região de Canary Wharf, conhecida por seus modernos arranha-céus.
Também foram documentados no rio 444 botos e golfinhos, além de 49 baleias.
"Muitos olham para o Tâmisa e veem um ambiente turvo e sujo. Mas, na verdade, sob a superfície, está cheio de vida. Temos uma enorme variedade de peixes, invertebrados e grandes predadores", afirmou Joanna Barker, gerente europeia de projetos da ZSL.
Em 1957, o Tâmisa andava tão sujo que autoridades o declararam "biologicamente morto". A situação era pouco melhor do que um século antes, quando o rio era conhecido pelo apelido carinhoso de "Grande Fedor".
Baleia-bico-de-garrafa: Esta baleia acabou encalhando no Tâmisa em 2006, próximo do centro de Londres© Copyright British Broadcasting Corporation 2015 
Esta baleia acabou encalhando no Tâmisa em 2006, próximo do centro de Londres

Rio acima

Hoje, a situação mudou tanto que cada vez mais animais se aventuram rio acima. Focas já foram vistas até em localidades no sudoeste, além do centro de Londres, como Teddington e o palácio de Hampton Court.
Grandes grupos de golfinhos e botos também já foram avistados perto de Kew Gardens e Deptford.
Em 2006, uma baleia-bico-de-garrafa causou burburinho ao nadar o rio até a altura do centro de Londres. Ela acabou morrendo.
Golfinho: Funcionários de empresas na City, o coração financeiro de Londres, tiram fotos de animais© Copyright British Broadcasting Corporation 2015 
Funcionários de empresas na City, o coração financeiro de Londres, tiram fotos de animais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado