28 agosto 2015

'Eles me respeitam', diz mecânica de Guarapuava sobre clientes homens

28/08/2015 07h00 - Atualizado em 28/08/2015 07h00

'Eles me respeitam', diz mecânica de Guarapuava sobre clientes homens

Mariane tem 29 anos e trabalha como mecânica há 12, no Paraná.
Mecânica é formada em matemática e tem duas pós-graduações.

Alana FonsecaDo G1 PR, em Guarapuava
Mariane tem 29 anos e trabalha como mecânica há 12, em Guarapuava (Foto: Alana Fonseca/G1)Mariane tem 29 anos e trabalha como mecânica há 12, em Guarapuava (Foto: Alana Fonseca/G1)
Mesmo formada em matemática, e com duas pós-graduações, Mariane Abramoski optou por sujar as mãos de graxa em vez de giz. A profissão de mecânica, a mesma do avô e do pai, é a grande paixão da paranaense, de 29 anos. Há uma década no ramo, ela garante que já conquistou a confiança dos clientes mais céticos: os homens. “Eles me respeitam”, diz.
A loira de Guarapuava, na região central doParaná, conta que, apesar de vestir um uniforme não muito charmoso no dia a dia, não dispensa a maquiagem. Bonita, Mariane confessa já ter recebido cantadas na oficina, mas diz que sabe evitar comportamentos assim. “Falo só de trabalho e nem dou muita risada para que não haja uma interpretação errada. Tem que ter jogo de cintura”, explica.
Filha única, os pais contam que, ainda pequena, além de estar sempre enfiada na oficina do pai, vivia desmontando e montando objetos. Às vezes, sobrava um parafuso. “Nem um choque, que arrepiou todos os cabelinhos, a fez desistir”, conta a mãe Sônia Abramoski, de 48 anos. Entretanto, o interesse em aprender sobre mecânica surgiu só na adolescência.
Selfie da família. Mariane aprendeu sobre mecânica com o pai (Foto: Mariane Abramoski/Arquivo pessoal)Selfie da família. Mariane aprendeu sobre mecânica com o pai (Foto: Mariane Abramoski/Arquivo pessoal)
'Mas você é a mecânica?!'
Aos 17 anos, Mariane pediu ao pai para que a ensinasse o ofício. “Fora do horário da escola, ela ficava na oficina me ajudando, tanto no trabalho manual, quanto nas coisas de escritório. Eu nem imaginava que, um dia, a minha filha se interessaria pela minha profissão”, revela o pai Paulo Abramoski, de 48 anos.
O tempo foi passando e, mesmo na faculdade, a mecânica não deixou a oficina de lado e foi conquistando os seus próprios clientes aos poucos. “No começo, chegavam aqui e perguntavam ‘Mas você é a mecânica?! Tem certeza?! Cadê seu pai?!’. Pouco a pouco fui mostrando o meu serviço até o ponto de chegarem e perguntarem direto por mim”, relata.
Pouco a pouco, fui mostrando o meu serviço até o ponto de chegarem e perguntarem direto por mim"
Mariane  Abramoski, mecânica
Mariane lembra a primeira vez que assumiu um serviço sozinha. “Um cliente chegou e meu pai tinha saído. Então, me ofereci para consertar, sem meu pai saber. Arrumei o problema. O cliente, que estava desconfiado, ficou faceiro e ainda disse para o meu pai investir em mim porque sou uma mecânica de mão cheia”, afirma.
Hoje, diferente de antes, os clientes não ficam mais supervisionando o trabalho de Mariane. “Algumas mulheres ainda têm receio, preferem ficar e assistir um pouco, mas tudo bem”, revela.
Apesar de não dispensar lápis e rímel nos olhos, Mariane deixou de usar esmalte - não só pela graxa, mas também depois de alguns comentários maldosos. “Se as unhas estão pintadas, acham que não estou trabalhando direito. Não que me incomode, mas prefiro assim”, afirma.
As mãos da mecânica, como as de qualquer um que trabalha no ramo, estão sempre sujas e machucadas, o que não incomoda nem um pouco a paranaense e muito menos a faz pensar em desistir da profissão. “É só lavar e passar um remedinho”, brinca.
Entretanto, já teve vez que o ferimento foi bem sério: sete pontos em um só dedo depois de uma mola escapar. “Na hora, nem senti dor, vi que era grave só no hospital”, revela. O acidente foi porque, na oficina, Mariane faz do mais simples ao mais complicado: de trocar uma pastilha a fazer um motor inteiro.
Um dos clientes, o personal trainer Alexandre Binda, só diz coisas boas da mecânica, que foi indicada pela mãe dele. "Ela é fera no que faz", elogia. Assim como ele, vários clientes de Mariane são de diferentes gerações de uma mesma família.
Aos 17 anos, ela pediu ao pai para que a ensinasse o ofício (Foto: Alana Fonseca/G1)Aos 17 anos, ela pediu ao pai para que a ensinasse o ofício (Foto: Alana Fonseca/G1)
Empreendedora também...
Falando em família, hoje, Mariane é a proprietária da oficina e o pai, um funcionário. No local, trabalham só os dois. O cão da família, Snoopy, faz companhia para os dois praticamente o dia todo. Às vezes, a mãe passa para dar uma mãozinha. "Pela convivência, eu já até sei identificar um problema no carro pelo barulho", brinca.
Snoopy (Foto: Mariane Abramoski/Arquivo pessoal)Snoopy faz companhia para Mariane e para o pai
 (Foto: Mariane Abramoski/Arquivo pessoal)
Para ser a microempreendedora que é atualmente, a mecânica fez vários cursos e até já deu palestras de incentivo para outras mulheres. Com o dinheiro que juntou, também dando algumas aulas de reforço em casa, ela conseguiu comprar seu primeiro carro zero quilômetro, há dois anos.
“Tenho muito dó de usar meu carro, acredita? Só tiro da garagem para lavar e eu mesma troco o óleo. Em dois anos, são menos de 2 mil quilômetros rodados”, conta. A paranaense já tinha tido motos, ao menos 11. Por um tempo, competiu em provas de motocross, mas, por falta de patrocínio, deixou o esporte de lado. Hoje, faz trilhas apenas.
Além de se dedicar ao seu carro, Mariane também tem outros hobbies: bordar e cozinhar. As mãos, que têm força para carregar um pneu, também são leves. "As pessoas até assustam quando conto que gosto de bordar, de fazer coisas mais delicadas assim", ri.
Para o futuro, a mecânica, que ainda é solteira, planeja ser esposa, mãe e ainda aluna do curso de engenharia mecânica. Entre os sonhos, está o de ter um filho ou uma filha que também tenha amor pela profissão. "Quero passar o que me segurou no ofício até hoje: a paixão. Gosto demais do que faço e sou muito feliz", conclui.
Mariane participou de várias competições de motocross (Foto: Mariane Abramoski/Arquivo pessoal)Mariane participou de várias competições de motocross (Foto: Mariane Abramoski/Arquivo pessoal)
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado