21 julho 2015

Turquia prende 46 suspeitos de querer lutar com EI na Síria

France Presse
12/07/2015 13h25 - Atualizado em 12/07/2015 13h29

Turquia prende 46 suspeitos de querer lutar com EI na Síria

25 detidos são do Tadjiquistão; muitos viajaram com mulheres e filhos.
Turquia é rota de passagem de recrutas que querem unir-se aos jihadistas.

Da France Presse
As forças de segurança turcas prenderam nos últimos dias 46 pessoas suspeitas de querer unir-se ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informa a agência Dogan.
Caso a informação seja confirmada, as detenções, realizadas na localidade de Gaziantep (sudeste), marcariam uma intensificação das ações das autoridades turcas contra o grupo, depois que 21 pessoas foram detidas na sexta-feira (10) em várias cidades, incluindo Istambul.
Gaziantep é um dos pontos de passagem para a Síria utilizados pelos novos recrutas do EI, que chegam de ônibus a esta localidade depois de entrar na Turquia de avião.
De acordo com a agência Dogan, 25 detidos são do Tadjiquistão, uma ex-república soviética da Ásia Central de maioria muçulmana. Muitos viajaram com as mulheres e os filhos.
A Turquia é considerada uma das principais rotas de passagem de recrutas estrangeiros do grupo jihadista, especialmente de pessoas procedentes da Europa.
Os países ocidentais acusaram em várias ocasiões a Turquia de não fazer o suficiente para controlar suas fronteiras. Ancara alega não ter recebido ajuda para administrar a crise dos refugiados procedentes da Síria.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado