27 julho 2015

Obama, falando na Etiópia

27/07/2015 10h40 - Atualizado em 27/07/2015 10h40

Obama diz não ter ouvido bom argumento contra acordo com Irã

Para o presidente dos EUA, '99% do mundo' considera o acordo bom. 
Integrantes do Partido Republicano criticam a proposta.

Da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (27) que ainda não ouviu um argumento factual forte contra o acordo com o Irã, e criticou a retórica de alguns integrantes do Partido Republicano sobre o pacto a respeito do programa nuclear iraniano, que tem como objetivo impedir que o país desenvolva uma bomba atômica.
Obama, falando na Etiópia durante uma viagem por nações africanas, disse que a maioria dos cientistas nucleares e especialistas em não proliferação do mundo apoiou o acordo de 14 de julho, indicando que era a melhor maneira de impedir o Irã de obter armas nucleares.
"Existe uma razão para 99 % do mundo achar que é um bom acordo: porque é um bom acordo", disse Obama em entrevista coletiva conjunta com o premiê da Etiópia, Hailemariam Desalegn, na capital Addis Ababa.
"A boa notícia é que ainda não ouvi um argumento factual no outro lado que mantenha-se ao escrutínio", acrescentou.

O acordo, anunciado em 14 de julho, prevê que o Irã permitirá o acesso de inspetores às agências nucleares em troca da suspensão das sanções internacionais. E o país continuará submetido a um embargo no comércio de armas por pelo menos cinco anos.
Obama ainda disse que a retórica de Mike Huckabeee, que busca a candidatura republicana à Presidência dos EUA, faz parte de um padrão de comentários ridículos e tristes. Obama tambémcriticou comentários do pré-candidato republicano Donald Trump sobre o veterano de guerra John McCain, dizendo que o debate presidencial merece ser mais elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado