17 junho 2015

Semp Toshiba mostra em anúncio a mulher como promíscua



Semp Toshiba mostra em anúncio a mulher como promíscua




Cinquenta meses é a duração da garantia que a Semp Toshiba dá aos seus televisores sem “cobrar nada por isso”. De acordo com anúncio acima da fabricante de aparelhos de tv, durante esse mesmo tempo, na ausência do marido, uma mulher pode ter dois filhos, um deles com o Ricardão, o  “comedor” do anedotário brasileiro.

“Cinquenta meses é muito tempo”, diz uma mulher com sotaque japonês na volta do marido, também de traços orientais, ao apresentar os dois filhos que teve com amantes.

Embora vista quimono, vestuário que não se usa aqui e muito pouco atualmente no Japão, o episódio produzido pela Talent Propaganda ocorre no Brasil, conforme deixa claro a referência ao “Ricardão”.

Com a aprovação da Semp Toshiba, 30 segundos foram o tempo necessário para que a Talent caracterizasse a mulher como promíscua. Ela passou a ter casos assim que o marido saiu de casa em circunstâncias não esclarecidas pelo anúncio.

Além disso, a agência recorreu ao clichê, que também expressa preconceito, de que os japoneses são personagens engraçados em comerciais de tv. É falta de criatividade: milhares de anúncios já foram feitos com esse tipo de personagem, como se os imigrantes japoneses e seus filhos brasileiros ainda não estivessem totalmente integrados na cultura brasileira.

O anúncio também transformou em piada o drama das pessoas abandonadas no Brasil pelos brasileiros descendentes de japoneses que foram para o Japão trabalhar e lá ficaram porque constituíram nova família, na maioria dos casos. Essa é a avaliação de Djalma Straube, 61, presidente da Associação das Famílias Abandonadas por Dekasseguis.

Filho do Ricardão
Mais de 300 famílias estão cadastradas na associação. Muitas delas passam por dificuldade financeira porque a burocracia diplomática entre o Brasil e o Japão tem favorecido os fujões, que deixam de assumir suas responsabilidades, inclusive em relação ao pagamento da pensão alimento aos filhos.

“Quem assiste ao vídeo pode até achar engraçado, mas não sabe o que a Semp Toshiba fez ao ironizar o sofrimento das famílias abandonadas”, disse Straube para este blog.



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