10 junho 2015

EUA preparam plano para nova base e envio de mais soldados ao Iraque

Reuters
10/06/2015 08h56 - Atualizado em 10/06/2015 08h57

EUA preparam plano para nova base e envio de mais soldados ao Iraque

Plano seria ampliar o contingente de 3.100 treinadores e conselheiros.
Obama está enfrentando críticas por não ser mais duro no combate ao EI.

Da Reuters
Os Estados Unidos devem anunciar nesta quarta-feira (10) planos para estabelecer uma nova base militar na província de Anbar, no Iraque, e enviar cerca de 400 novos instrutores para ajudar as forças iraquianas na luta contra o Estado Islâmico, disse um funcionário norte-americano.
O plano seria ampliar o contingente de 3.100 treinadores e conselheiros dos EUA no Iraquee representaria um ajuste na estratégia do presidente Barack Obama, que está enfrentando críticas crescentes por não ser mais duro no combate ao Estado Islâmico.
Autoridades dos EUA, falando sob a condição de manter o anonimato, expressaram a esperança de que mesmo uma presença dos EUA modestamente reforçada poderia ajudar as forças iraquianas a planejar e efetuar um contra-ataque para retomar a capital de Anbar, Ramadi, que os insurgentes conquistaram no mês passado.
No entanto, a expectativa é que Obama mantenha sua posição contrária ao envio de tropas norte-americanas para combate ou até mesmo para as imediações das linhas de frente, disseram autoridades.
Obama disse na segunda-feira que os Estados Unidos ainda não têm uma estratégia completa para treinar as forças de segurança iraquianas para que recuperem o território perdido para os combatentes do Estado Islâmico, que se apoderaram de um terço do Iraque no ano passado, em uma campanha marcada por assassinatos em massa e decapitações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado