Participe do abaixo-assinado e ajude a salvar a Lagoa do Cabral do assoreamento:
http://www.ivayrsoalheiro.com.br/soslagoadocabral/index.html
Na semana em que se comemora o Dia Mundial das Águas, o vereador Ivayr Soalheiro dá início a campanha SOS Lagoa do Cabral, que visa chamar atenção da população para o assoreamento da Lagoa do Cabral, mais conhecida como Lagoa dos Sanguessugas. O movimento promove um abaixo-assinado, por meio do site www.ivayrsoalheiro.com.br/soslagoadocabral e redes sociais (facebook.com/soslagoadocabral e twitter:@ivayrsoalheiro), em que as assinaturas serão encaminhadas ao Ministério Público e demais órgãos do poder público, como forma de cobrar medidas urgentes para a recuperação da lagoa.
mobilização “SOS Lagoa do Cabral” prevê um trabalho de conscientização da população, no qual os internautas poderão participar do abaixo-assinado, preenchendo formulário específico.
Além de ser um importante afluente da Lagoa da Pampulha, a Lagoa do Cabral é fonte de vida para vários animais silvestres que vivem numa Mata Atlântica, como veado campeiro, garças, micos, dentre outros, em pleno coração da Ressaca. Soalheiro explica que a Lagoa do Cabral está em vias de desaparecer e medidas precisam ser tomadas rapidamente. “Estão acabando com as nascentes de nossa cidade, como a lagoa do Cabral que já está condenada. Precisamos que todos se mobilizem para a sua recuperação,”, destacou.
O assoreamento da lagoa foi provocado pelo acelerado avanço de obras dos investimentos imobiliários no bairro Cabral, impactos ambientais graves e quase irreparáveis que estão afetando a sua nascente. Soalheiro explica que durante as intervenções nas construções dos empreendimentos naquela região foram jogadas grande quantidades de terra e entulho nas nascentes da lagoa, o que acelerou a degradação.
Este assunto também tem sido alvo de várias denúncias do vereador Ivayr Soalheiro, na Câmara Municipal de Contagem. Na última plenária (20/03), o vereador apresentou mais uma vez a denúncia e convocou toda a população de Contagem a aderir ao movimento SOS Lagoa do Cabral. Segundo ele, a Lagoa dos Sanguessugas existe há mais de um centenário e está sendo assoreada pelo possível descaso das grandes construtoras de Contagem. Essas denúncias também foram apresentadas pelo parlamentar ao Ministério Público que está investigando o caso desde o ano passado. Segundo nota enviada pelo MP, a construtora MRV Engenharia é apontada como uma das possíveis responsáveis pelo dano ambiental “ e está provocando a supressão de mata nativa e assoreamento da Lagoa dos Sanguessugas pela construção de prédios de apartamentos em área situada entre os bairros Cabral e Portal do Sol”.
A secretaria municipal de Meio Ambiente também já foi notificada pelo vereador sobre o assunto. O ano passado o vereador, em parceria com o Instituto Oksigeno, fizeram uma mobilização para alertar sobre o fato. Em maio de 2010, Soalheiro esteve pessoalmente no local e ficou assustado com o que viu. “Não existe mais a lagoa! O que se pode ver é apenas um filete de água que passa em meio a um barro seco”, explicou.
O parlamentar lembra que não é contra o progresso da cidade, no entanto, “é preciso que as construtoras se conscientizem sobre os danos ambientais, oferecendo uma contrapartida ao município, com a preservação de suas riquezas naturais e projetos de recuperação dos locais afetados”. Destaca ainda que neste processo de urbanização do bairro Cabral, estas questões foram deixadas de lado.
DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS
Segundo dados da ONU ( Organização das Nações Unidas), apenas 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Foi pensando nisso, que a ONU instituiu o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
Participe divulgando esta campanha. Não esqueça de assinar o abaixo-assinado. Os dados serão encaminhados para o Ministério Público. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=lXwkhZ1eEuM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado