24 março 2012

Afronta ao Estado Laico:Deusa Têmis apresenta evento no TJ do Rio


A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: AFINAL DE CONTAS ESTE ESTADO É LAICO OU NÃO É? OU LAICO SÓ SERVE PARA OS  EVANGÉLICOS, CATÓLICOS E ESPÍRITAS?
ABSURDO! 
Pr. Rogério de Oliveira
O Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) promove a segunda edição do programa ‘Por dentro do Palácio’, visita teatralizada ao Antigo Palácio da Justiça, com a companhia de Têmis, a deusa grega protetora das leis e dos juramentos, interpretada pela atriz Dulce Penna de Miranda. As visitas seguem sempre às quintas-feiras, às 18h.

Após a saudação inicial, a deusa Têmis segue para escadaria lateral de acesso ao Salão dos Passos Perdidos. Com o nome oficial de Salão dos Bustos, o espaço ficou conhecido dessa forma por ser o local onde advogados, familiares e jornalistas aguardavam durante os intervalos dos julgamentos.

No segundo pavimento, Têmis apresenta o suntuoso salão histórico do Primeiro Tribunal do Júri, onde é ressaltada a importância do tribunal popular e explicada a importância da imagem da deusa nos julgamentos.

Seguindo para o terceiro andar, são visitadas a Câmara Isolada, exemplar de uma sala de sessão onde os desembargadores se reuniam para o julgamento em colegiado dos processos em segunda instância; e o Tribunal Pleno, local onde se reuniam os desembargadores, por ocasião das sessões do mais alto órgão do Poder Judiciário.

Nas três tribunas visitadas – Tribunal do Júri, Câmara Isolada e Tribunal Pleno - a deusa da Justiça explorará, entre outros temas, os diversos ritos de julgamento.

No térreo, Têmis leva o público para conhecer o Pátio Interno do Palácio e as dependências do CCPJ-Rio, passando pela Sala de Acervo de Figurinos do “Teatro na Justiça” e pela Sala Multiuso, onde são realizadas diversas atividades, como espetáculos teatrais, musicais, exibições de filmes, cursos. A deusa encerra a visita na Sala de Criação e Produção do CCPJ-Rio, apresentando um pouco dos bastidores de sua criação.

Para a diretora do CCPJ-Rio e idealizadora do programa, Silvia Monte, o “Por dentro do Palácio” tem cumprido seu objetivo original: estimular que o cidadão visite o Antigo Palácio da Justiça para conhecer, de forma lúdica e descontraída, um pouco da memória e do funcionamento do Judiciário.”

A ficha técnica de “Por dentro do Palácio II” compõem-se de: texto e direção são assinados por Claudio Castro Filho; o figurino é da Espetacular Produções & Artes (Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo); Claudia Taylor é responsável pelos adereços; a idealização e direção artística são de Sílvia Monte; a criação e produção são do CCPJ-Rio e a realização do TJERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado