13 dezembro 2011

O Direito, a Bíblia e a Bebida.


O Direito, a Bíblia e a Bebida.
 


O direito tem se envolvido e sido envolvido na questão do consumo de bebidas alcoólicas no país. Chamado a opinar sobre o quanto pode um motorista beber,  a quantidade de álcool no sangue,  determinamos que 0,15 é o limite da tolerância que alguém pode ter em seus reflexos ao dirigir, determinou também que só apartir de certos horário é que pode ser vinculado propaganda  de certas bebidas, publicidade idem, mas é este o ponto que deveria ser colocado? Não seria uma questão de educação e cultura que deveria ser tratada neste momento?
Vejamos o seguinte:
 Na Wikipédia temos este contexto histórico: Todas as civilizações conhecem a produção de álcool. No Egito e na Babilônia foram encontrados relatos de sua utilização, datados de 6000 anos atrás. Foram os árabes que incluíram a destilação, aumentando assim a eficácia das bebidas, na Idade Média. No entanto, existe uma grande diversidade de atitudes diante das bebidas alcoólicas. Se para algumas as bebidas alcoólicas fazem parte do dia a dia (para o bem e para o mal) e das principais comemorações (além de constituírem importante fonte de renda e de impostos), em outras, notadamente as civilizações que seguem a religião islâmica, as bebidas alcoólicas são estritamente proibidas. Os índios brasileiros produziam o cauim, uma bebida alcoólica feita da mastigação de mandioca, ou suco de frutos, fervidos em recipiente de cerâmica. (2010)
                Diz-nos mais a enciclopédia online que “Os primeiros relatos sobre a fermentação vem dos egípcios antigos. Curam várias moléstias, inalando vapor de líquidos aromatizados e fermentados, absorvido diretamente do bico de uma chaleira, num ambiente fechado”. Os gregos também conhecem algo parecido: “ registram o processo de obtenção da acqua ardens. A água que pega fogo - água ardente (al kuhu)”.
A aguardente então vai da Europa para o Oriente Médio, pela força da expansão do Império Romano. São os árabes que descobrem os equipamentos para a destilação, semelhantes aos que conhecemos hoje. Eles não usam a palavra al kuhu e sim al raga, originando o nome da mais popular aguardente da península arábica: arak, uma aguardente misturada com licores de anis e degustada com água. A tecnologia de produção espalha-se pelo velho e novo mundo. Na Itália, o destilado de uva fica conhecido como grappa. Em terras Germânicas, se destila a partir da cereja o Kirsch; na antiga Tchecoslováquia, atualmente dividida em República Tcheca e República Eslovaca, a destilação da Sleva (espécie de ameixa) gera a slevovice (lê-se eslevovitse). Na Escócia se populariza o whisky, destilado da cevada sacarificada. No Extremo Oriente, a aguardente serve para esquentar o frio das populações que não fabricam vinho. Na Rússia a vodca, de centeio. Na China e no Japão, o saquê, produzido a partir da fermentação do arroz é frequentemente confundido com uma aguardente devido ao seu elevado teor alcoólico, mas é na verdade um vinho. Portugal também absorve a tecnologia dos árabes e destila, a partir do bagaço de uva, a bagaceira. Já em 1530 os primeiros donatários portugueses decidem começar empreendimentos nas terras orientais do Novo Mundo, implementando o engenho de açúcar com conhecimento e tecnologia adquiridos nas Índias Orientais, vindas do sul da Ásia”.
Vemos que historicamente a bebida faz parte da raça humana desde sua existência nesta terra, povos diversos a tem, seja o vinho, seja a cerveja, seja outro destilado qualquer, estão presentes em sua cultura e povo.
Olhemos para alguns destes destilados:
Cerveja: é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada, considerada talvez a primeira bebida do mundo, os reis de Israel, em suas festas, em louvor ao Senhor, utilizavam a cevada. Para civilizações antigas a cerveja tornou-se vital, pois produziam os cereais, os grãos e comercializavam,  especialmente no Egito e na Mesopotâmia. O Código Babilônico de Hamurabi dispunha que os taverneiros que diluíssem ou sobretaxassem a cerveja deveriam ser supliciados.

O vinho: é imemorial, Noé plantou uma vinha e dela bebeu, os romanos, na china, e em escavações, já foram encontrados vestígios do mesmo perto de 6000 anos a.c, é ele uma das bebidas mais difundidas em todo o mundo. Até mesmo Jesus a usou como imagem de seu sangue.  É fantástica.

A cachaça:  Conhecida por alguns, pelo seu excesso, como a “mardita”, “ água que passarinho não bebe” e outras não honrosas nomeações,  é segundo a Wikipédia,  pertencente  à nobre família das aguardentes, trata-se de um destilado feito à base de cana-de-açúcar, leveduras e água. De acordo com o Decreto nº 4.851, de 2003, o artigo 92 diz o seguinte sobre a cachaça: Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro, expressos em sacarose. Sem contar que atores, cantores, políticos, juristas e presidentes, são fãs incondicionais da mesma. Mas a benefícios na bebida alcoólica? Vejamos os benefícios das  bebidas:
Um estudo feito pela Dra. Tucker, da Framingham Offspring, diz que: A mensagem importante é a “moderação no beber é o melhor, pois enquanto duas latas de cerveja por dia ou dois cálices de vinho são benéficos para os ossos, um consumo maior é prejudicial”. De fato, ela coloca que quando as bebidas destiladas são consideradas, “o consumo de mais de duas doses” diárias, ”promove a osteoporose”.
Também diz  Charlie Bamforth, Director e Professor do Departamento de Ciências e Tecnologia Alimentar da University of California que: “vários estudos estão  demonstrando que o consumo moderado de álcool, incluindo cerveja, pode ter semelhantes efeitos benéficos para o coração, incluindo a redução em 30 a 35% da probabilidade de ataques cardíacos nos homens quando comparados com os abstêmios. O vinho ainda está em alta, mas a cerveja merece a mesma aclamação”.O vinho é largamente conhecido por amenizar os riscos de doenças do coração, a cerveja dos rins, e cachaça. Devido ao álcool, e em doses moderadas, também.Há malefícios?  No beber, não, mas nos excessos todos; acidentes, doenças, como a cirrose, osteoporose, são suficientes para mostrar que o excesso e prejudicial à saúde.
Creio que o direito deveria ter, e os legisladores por serem eles  responsáveis pela feitura das leis, dirigido a questão, não ao  controle da quantidade de bebida, mas na educação e penalização daqueles que pecam nó excesso, no habito de beber. Determinar, a liberdade de alguém beber ou não, e invadir o território da autodeterminação da pessoa, mas punir por colocar a vida de outros em risco, é o correto.
A questão é o limite que devo me impor, e não impor sobre o outro, limites que ele pode não observar. O limite de ser a responsabilidade pessoal. Se você beber, em excesso, e colocar ou tirar a vida de outro, Homicídio com dolo eventual e doloso, respectivamente, além de multa pecuniária fortíssima, onde o agente perca, muito, mas muito de seus bens, para pagar vida humana que tirou, por sua irresponsabilidade, vai botar juízo na cabeça de muitas pessoas, é por ai o caminho.
Parece que estou sendo condescendente? Nada, estou ampliando muito mais, pois quem bebe e coloca em risco vida alheia, deve pagar caro por sua conduta. Ao passo que a legislação, atual, os bafômetros e outras mais, só servem para amenizar a situação, pois os que vão beber em excesso e matar, não param por causa dele, e só ver a realidade.
Proponho penas mais duras e fortes, como na Itália, onde, quando você vê na TV, carros parando para que pedestres atravessem na faixa, não é só por serem educados, encoste em um, que você vai perder praticamente tudo que você ganhou na vida, em pagamento de indenizações , fora as ações que levara a termo. É isto para o excesso de bebida, e que sejam educados os homens a respeitarem vida alheia. Lembrando que no passado, os homens não tinham o carro em mãos, e beber era um ato familiar e festivo, em que todos se congraçavam e não saião voando com seus carros, é preciso educar e punir o mal educado.

Subsídio:
O que a Bíblia diz sobre o tema:
Vamos à bíblia em 1º lugar: A bíblia diz que Noé era vinhateiro em GENÊSIS cap. 9:20, plantava uvas e dela fazia vinho para beber. A bíblia também diz que Noé era homem justo e temente a Deus, a bíblia diz que só ele e sua família foram salvos por ocasião do dilúvio sobre a terra, por ter Deus achado nele dignidade entre os homens.
Diante disto tudo, seria razoável encontrar na palavra que Noé fosse contra a bebida como muitos se arvoram hoje em dia, pessoas que usam a bíblia para dizer que beber é errado, porque ninguém na bíblia bebia. Ora Noé além de beber fazia vinho para outros consumirem, seria ele hoje o dono de uma fabrica de vinhos, e vinhos da melhor qualidade.
A outras referências a vinho na Bíblia, que estão lá porque Deus abençoava a vinha e o seu fruto, Vejamos:
1-Deuteronômio 20:6: fala do homem que estava indo para guerra, mas plantou uma vinha, e  não desfrutou dela,  este deveria voltar e desfrutar da mesma, isto é, comer e beber de seu fruto.
2-Dt 22:9: Deus não permitia semear sementes de outras espécies na vinha, O que se queria preservar era a pureza das espécies.
3- Jesus usou diversas vezes a analogia com as vinhas, e nunca de maneira depreciativa:
Mt 21:28; Mt 21:33; Mc 12:01; Lc 20:9.
Ló e sua Filhas
4- Sem contar o fato que ele, Jesus,  transformou a água em vinho. Porque não em suco? Ou água mineral pura?
Deus abençoou o fruto da videira, e ele mesmo disse, num ato de pleno amor para conosco que: Jamais  beberei do fruto da videira , até aquele dia em que o hei de beber,novo, no reino de Deus. Marcos 14:26. Isto é: Vou me privar do melhor, enquanto não puder compartilha-lho com vocês, juntos novamente!
A bebida e tida como alimento por outros povos, faz parte  não só de sua cultura, mas de sua alimentação. Na Europa os católicos, evangélicos, protestantes, tradicionais ou pentecostais bebem Vinho, cerveja, refrigerante e água. Nós quando recebemos a pregação protestante a recebemos dos americanos, que por sua vez a receberam dos puritanos ingleses, que eram os únicos a condenar a bebida, porque na Inglaterra, os homens em sua maioria naquele período eram alcoólatras, o que moldou sua teologia, no sentido de discriminar a bebida e proibi-la nas Igrejas.
Romper com este paradigma só traria mais clareza a nossa cultura e país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado