27 dezembro 2011

China: Advogado Cristão dos Direitos Humanos Recebe Três Anos Sentença de Prisão.



Gao Zhisheng, o cristão advogado de direitos humanos, foi dada uma sentença de prisão de três anos para "violar os termos de sua liberdade condicional", apesar de terem desaparecido desde abril de 2010.
Notícias da frase foi relatada em mídia estatal chinesa nesta sexta-feira 16 de Dezembro.A sentença refere-se a sua sentença de 2006 probatório (de prisão e cinco anos de três anos de liberdade condicional) por "subversão do poder do Estado", que expira na próxima semana. Gao ainda não apareceu em público e há preocupação de que ele foi severamente torturado enquanto ausente, como aconteceu em detenção antes. Irmão Gao na China e sua esposa em que os EUA não foram informados oficialmente sobre o retorno de Gao para a prisão. Não houve nenhuma notícia de seu paradeiro, condição ou de saúde desde abril de 2010 e as autoridades chinesas têm repetidamente evitado perguntas da comunidade internacional sobre seu caso.
O advogado autodidata proeminentes, duas vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, primeiro desapareceu em 4 de fevereiro de 2009. Após uma breve reaparição março 2010, Gao desapareceu novamente em 20 de Abril, enquanto viajava para casa para Pequim depois de visitar parentes na província de Xinjiang. Ele relatou estar sujeito a severas torturas na prisão e há preocupações graves para sua saúde e bem-estar. Gao esposa e dois filhos fugiram da China e estão vivendo agora em os EUA.
Gao, que já foi nomeado um dos Top Ten da China Advogados pelo Ministério da Justiça, atraiu a atenção das autoridades para defender casos de perseguição religiosa, incluindo líderes de igrejas domésticas e praticantes de Falun Gong. Em 2007 ele escreveu uma carta aberta ao Congresso dos EUA destacando o uso de tortura por autoridades chinesas.
Mervyn Thomas, diretor executivo da Christian Solidarity Worldwide (CSW), disse: "CSW apela ao Governo chinês a libertar Gao Zhisheng imediatamente. É inconcebível que um homem que desapareceu nas mãos das autoridades poderiam ter violado os termos de sua liberdade condicional e pedimos à comunidade internacional para expressar seu apoio para Gao nos termos mais fortes. Seu desaparecimento representa uma negação grave dos direitos de um cidadão chinês que se atreveu a falar sobre injustiça. "
Para mais informações ou para agendar entrevistas entre em contato com Kiri Kankhwende, Assessor de Imprensa da Christian Solidarity Worldwide em +44 (0) 20 8329 0045 / +44 (0) 78 2332 9663, email kiri@csw.org.uk ou visite www.csw . org.uk .
 Christian Solidarity Worldwide (CSW) é uma organização cristã, que trabalha pela liberdade religiosa através da defesa dos direitos humanos e, na busca da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado