15 dezembro 2011

México: 3 estudantes assassinados pela polícia mexicana durante protesto em Guerrero

México: 3 estudantes assassinados pela polícia mexicana durante protesto em Guerrero
Na tarde do dia 12, 3 estudantes de 20 anos de idade foram assassinados pelas polícias Federal e Ministerial em uma violentíssima dispersão de um protesto na rodovia México-Acapulco, em Chilpancingo - capital do estado de Guerrero. Além das mortes, ao menos 50 pessoas foram presas (muitas delas torturadas), e um número indeterminado de pessoas feridas a bala e por estilhaços de bombas; ainda há pessoas desaparecidas.
As demandas dos/as 300 estudantes da Escola Rural Raúl Isidro Burgos, de Ayotzinapa (Tixtla de Guerrero) eram simples e diziam respeito às condições de ensino: melhoria da alimentação nas escolas, conserto dos banheiros, dormitórios e instalações da escola, bem como aumento de 140 para 170 vagas para matrícula e bolsas de estudo; para tal, era pedida uma audiência com o governador Ángel Aguirre - do PRD, partido que se diz de "esquerda". As escolas rurais estão em franco processo de sucateamento e atendem à população mais pobre do estado.
O governo estadual, entretanto, apesar de já ter prometido resolução dessas e outras demandas, age com diminuição de vagas, más condições de manutenção e mesmo discriminação por parte dos chamados "desordeiros" e "arruaceiros" de Ayotzinapa - para o governo, pobre organizado é desordeiro. Com as aulas interrompidas há mais de um mês e sendo ignorados pelo governo, decidiu-se pela tomada da autopista México-Acapulco como forma de pressão para conseguir audiência com o governo.
CONTINUAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado