13 agosto 2014

Exemplo de ação que deveria ser seguido por outros países: EUA completam 2ª operação de ajuda aérea a refugiados no norte do Iraque

EUA completam 2ª operação de ajuda aérea a refugiados no norte do Iraque

Aviões militares lançaram comida e água potável para 30 mil pessoas.
Norte-americanos realizam bombardeios 'específicos' contra jihadistas.

Da EFE
Imagem fornecida pelo Departamento de Defesa dos EUA mostra mantimentos prontos para serem enviados ao refugiados nas proximidades de Sinjar, no Iraque (Foto: AP Photo/U.S. Air Force)Imagem fornecida pelo Departamento de Defesa dos EUA mostra mantimentos prontos para serem enviados ao refugiados nas proximidades de Sinjar, no Iraque (Foto: AP Photo/U.S. Air Force)
Os Estados Unidos completaram nesta sexta-feira (8) a segunda operação de lançamento de ajuda humanitária para os milhares de refugiados isolados no monte Sinjar, no norte do Iraque, devido à ofensiva dos jihadistas do Estado Islâmico (EI), informou o Pentágono.
Assim como na primeira missão, realizada na quinta-feira (7), os aviões militares de carga lançaram sobre os refugiados comida e água potável, nesta ocasião para quase 30 mil pessoas, segundo o comunicado. Os aviões, um C-17 e dois C-130, foram escoltados por dois caças F/A-18 do porta-aviões USS George H.W. Bush, que se encontra nas águas do Golfo Pérsico.
O destino da entrega, concluída "com sucesso", são os cerca de 200 mil pessoas, a maioria curdos yazidis e cristãos, que se encontram isolados no monte Sinjar e com necessidade urgente de água, comida, abrigo e remédios.
A operação faz parte da autorização dada na quinta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, para realizar bombardeios "específicos" contra posições dos jihadistas perto de Erbil, a capital do Curdistão, e proteger os refugiados de um potencial 'massacre'.
Obama autorizou que entregas como essas continuem sempre que for necessário, informou a Casa Branca. Além disso, os EUA começaram seus bombardeios nesta sexta-feira com duas rodadas de ataques aéreos, sobre posições dos milicianos jihadistas nas proximidades de Erbil, cidade que conta com funcionários e militares americanos.
Fumaça sobe ao longe após ataques aéreos nos arredores de Irbil, no norte do Iraque, nesta sexta-feira (8). A força aérea iraquiana, assim como os EUA, bombardearam áreas controladas pelo Estado Islâmico (Foto: Khalid Mohammed/AP)Fumaça sobe ao longe após ataques aéreos nos arredores de Irbil, no norte do Iraque, nesta sexta-feira (8). A força aérea iraquiana, assim como os EUA, bombardearam áreas controladas pelo Estado Islâmico (Foto: Khalid Mohammed/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado