28 maio 2014

Obama diz no Afeganistão que vai fazer anúncio sobre tropas em breve

Reuters
25/05/2014 16h29 - Atualizado em 25/05/2014 16h29

Obama diz no Afeganistão que vai fazer anúncio sobre tropas em breve

Obama disse que uma das razões da visita era discutir plano para o ano.
Há por volta de 33 mil tropas norte-americanas no Afeganistão.

Da Reuters
Barack Obama cumprimenta soldados da base aérea de Bagram, em visita surpresa ao Afeganistão, neste domingo (25) (Foto: Evan Vucci/AP)Barack Obama cumprimenta soldados da base aérea de Bagram, em visita surpresa ao Afeganistão, neste domingo (25) (Foto: Evan Vucci/AP)
O presidente Barack Obama, em visita ao Afeganistão, disse neste domingo (25) que sua administração deve anunciar em breve quantas tropas dos Estados Unidos vão ficar no país, enquanto reduz sua presença depois de quase 13 anos de guerra.
Falando rapidamente a comandantes militares na base aérea de Bagram, Obama disse que uma das razões de sua visita era discutir o plano dos EUA para o restante deste ano - quando a maioria das tropas será retirada - e para o futuro.
"Nós provavelmente vamos anunciar algumas decisões em breve", disse Obama, que voou para Bagram para uma visita rápida e surpresa.
Obama também planeja um discurso às tropas e uma visita a soldados feridos em Bagram, que é a principal base americana no Afeganistão.
A viagem no fim de semana do Memorial Day, feriado em homenagem aos militares mortos, acontece em um momento no qual Obama está sendo criticado pela sua forma de encarar a política externa. Há quem o considere muito passivo em relação à crise na Síria e na Ucrânia e Rússia. Ele deve responder essas críticas em um discurso, na quarta-feira, na academia militar de West Point.
A visita de Obama ao Afeganistão pode ser vista por alguns críticos como uma tentativa de se redimir aos olhos dos veteranos militares, alarmados pelas alegações de que a estrutura médica do governo nos Estados Unidos não forneceu cuidados apropriados aos veteranos.
Em Bagram, Obama conversou com o general de exército Joseph Dunford, que chefia as forças da Otan e dos EUA no Afeganistão, e com o embaixador americano no Afeganistão, James Cunningham.
Obama não tinha planos de visitar a capital afegã Kabul ou encontrar com o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e outros membros do governo durante a viagem que deveria durar apenas algumas horas. Isso permite que ele evite envolvimento na campanha presidencial para as eleições que vão definir o sucessor de Karzai, que nunca foi apoiado por Washington.
Há por volta de 33 mil tropas norte-americanas no Afeganistão, bem menos que as 100 mil de 2011, quando o número de tropas chegou ao máximo, uma década depois do começo do conflito em que 2,1 mil norte-americanos foram mortos.
Obama deixou Washington na noite de sábado e voou por mais de 13 horas para chegar em Bagram no domingo. Ele trouxe consigo o músico country Brad Paisley para entreter as tropas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado