06 junho 2013

Cadastro Positivo: lista de bons pagadores ou de trochas?

lista de bons pagadores ou de trochas? Inconstitucional, tendenciosa, intromissão e nem de longe vai beneficiar as pessoas. Foi promulgada e mudada, veja:
O que mudou em relação à proposta inicial?
A presidente Dilma seguiu as recomendações feitas pelos grupos de defesa do consumidor e vetou três parágrafos importantes da proposta. Foram retirados da lei os seguintes pontos:
  • Compartilhamento de informações entre bancos de dados sem autorização do consumidor. Ou seja, será preciso consentimento para que a informação circule;( Alguém acha que banco vai pedir sua permissão para invadir seus dados? Vá!)
  • Limite de acesso gratuito do cidadão às suas próprias informações a uma vez a cada quatro meses. Ou seja, o consumidor poderá ver seus detalhes a qualquer momento e, se desejar, solicitar sua exclusão do banco de dados;( Vc acha que vai conseguir sair dessa cildad? Hoje já tem gente desesperada tentando sair e não consegue.)
  • Impedimento de cancelamento do cadastro se houvesse alguma operação de crédito não quitada. Ou seja, o consumidor poderá sair a qualquer momento, bastante para isso solicitar sua exclusão.
O Cadastro Positivo já está em operação? (sim!)
 A criação do banco de informações sobre os pagadores ainda será alvo de legislação específica. A ideia é que estas listas de bons pagadores sejam gerenciadas de forma semelhante aos bancos de dados já existentes para quem tem o nome sujo. Várias empresas oferecerão o serviço e a expectativa é que isso crie melhores condições de consumo. Sugiro esperar até que a regulamentação apareça para só então tomar alguma decisão.

Quem vai gerenciar o Cadastro Positivo? ( Galinheiro nas mãos de raposas, sangue vai rolar!)
A iniciativa privada, sem exclusividade. Espera-se que as mesmas empresas que trabalham com as listas de maus pagadores (nomes sujos) ofereçam ferramentas de acesso ao Cadastro Positivo.
Como vai funcionar o Cadastro Positivo?
Empréstimos pessoais, financiamentos e crediários terão seus detalhes (prazos, vencimentos e valores) incluídos em uma base de dados, constantemente atualizada. O histórico do cliente será acompanhado para definir sua relação com o crédito. Além disso, contas de consumo (água, telefone fixo e luz) também poderão ser utilizadas como referência. O telefone celular não entra.
A iniciativa privada, sem exclusividade. Espera-se que as mesmas empresas que trabalham com as listas de maus pagadores (nomes sujos) ofereçam ferramentas de acesso ao Cadastro Positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado