07 novembro 2011

PENA DE MORTE. CERTO OU ERRADO?






Novamente me coloco a disposição do debate para comentar sobre a pena capital, a pena de morte. Tema deveras espinhoso, mas não fugirei a batalha.
O que a Bíblia diz a respeito do tema?
É cristão ser a favor da pena capital?
É correto tirar uma vida, mesmo que seja de um assassino?
É correto matar em nome da justiça?
A passagens Bíblica que mostram que Deus instituiu a pena capital para certos crimes sociais, e que mesmo que você seja contra a pena capital, fica difícil negar a verdade. A não ser que você queira torcê-la até não restar quase nada de verdade no tema.
No velho testamento encontramos varias passagens que mostram que Deus instituiu a pana capital como instrumento de justiça social para o crime de assassinato. O primeiro que vemos é Gênesis 9:26: “SE alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu,porque Deus fez o homem a sua imagem.” O assassinato é errado porque é matar Deus em imagem do homem, o povo anterior ao dilúvio matara e enchera a terra de sangue e violência e Deus acaba de dar um instrumento ao governo para coibir tal ação, a pena capital.
Esta ação visa a ação contra o mal para coibi-lo e enfrentá-lo.
Êxodo 21:25 diz “vida por vida”..., era a justa medida, não era matar ou tirar a vida de alguém por motivos fúteis, mas a justa medida de vida por vida, olho por olho e dente por dente... Antes era uma vida por um olho, mas a ordem da pena capital veio para trazer justiça e paz.
No novo testamento, Mateus 5:21-22, Jesus aprova a pena capital, diz: Eu não vim revogar a lei, mas cumprir, ouviste o que foi dito Não mataras, e quem matar esta sujeito a julgamento( a pena capital)., Lembrando que Pilatos disse a Jesus que poderia solta-lo ou crucificá-lo, e Jesus reconhecendo a autoridade derivada deste disse-lhe que nenhuma autoridade teria se do céu não ti fosse dada, e submeteu a ela sendo crucificado.
Em apocalipse o anjo brada que aquele que vive da espada deve morrer pela espada, pena para o assassino que usa de violência para viver, pena capital.
Ser cristão não é ser contra a pena de morte e nem a favor, ser cristão e ser inteligente para ver a realidade da escritura que mostra a pena sendo comutada por Deus e entregue aos homens como forma de justiça diante dos atos praticados por aqueles que não reconhecem o valor da vida humana, não reconhecem que quem tira uma vida por assassinato, que seria no ordenamento Brasiliano o matar dolosamente, é réu de morte.
Um assassino pode se arrepender de seu ato? Pode e deve, mas isto não revoga o cumprimento da justiça, nos EUA onde a pena capital existe, homens que se arrependeram de seus crimes e confessaram, passaram pela pena sabendo que a mereciam e se submeteram a ela. Outros acham que não, mas a justiça deve ser feita.
Se um assassino é preso e pode voltar a matar de novo o correto e tirar sua vida para preservar outras inocentes, os casos em contrario são muitos e todos sabem o resultado de não “distribuir justiça quando a injustiça clama por ela” (Normam Geysler).
Se a pena de morte for efetiva no combate a criminalidade e diminuir a mesma deve ser aplicada.
Lembrando que o homem é tão valioso com individuo, que qualquer pessoa que interfere indevidamente com seu direito sagrado de viver deve enfrentar as conseqüências de perder a sua própria vida.
OBS: Baseado e transcrito do Livro ética Cristã, ED. Vida Nova, Normam Gaysler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado