19 março 2009

Comer e Beber o Melhor Desta Terra.

Antes de ler este artigo, tenha em mente o versículo e palavra de nosso Senhor Jesus:
"Não julgueis e não sereis julgados, não condeneis e não sereis condenados!".



Minha intenção quando posto minhas opiniões sobre diversos assuntos, Não é escrever um livro ou apresentar uma tese de mestrado ou doutorado, mas simplesmente apresentar uma opinião coerente dentro da arquitetura atual da igreja. Não é  fazer novas bases, mas revelar as que estão obscuras ou erradas, trazer nova luz sobre fatos que trazem divisão ou mesmo o medo dentro do corpo de Cristo.

Este é espinhoso, mas não vou fugir ao tema:  A Bebida Alcoólica.

 O que a Bíblia diz sobre o tema?
Bebida, qual o limite? 
Beber é certo ou errado?

O que a Bíblia diz sobre o tema:

Vamos à bíblia em 1º lugar: A bíblia diz que Noé era vinhateiro em GENÊSIS cap. 9:20, plantava uvas e dela fazia vinho para beber. A bíblia também diz que Noé era homem justo e temente a Deus, a bíblia diz que só ele e sua família foram salvos por ocasião do dilúvio sobre a terra, por ter Deus achado nele dignidade entre os homens.
Diante disto tudo, seria razoável encontrar na palavra que Noé fosse contra a bebida como muitos se arvoram hoje em dia, pessoas que usam a bíblia para dizer que beber é pecado, porque ninguém na bíblia bebia. Ora Noé além de beber fazia vinho para outros consumirem, seria ele hoje o dono de uma fabrica de vinhos, e vinhos da melhor qualidade.
A outras referências a vinho na Bíblia, que estão lá porque Deus abençoava a vinha e o seu fruto, Vejamos:
1-Deuteronômio 20:6 : fala do homem que estava indo para guerra mas  plantou uma vinha, e  não desfrutou dela,  este deveria voltar e desfrutar da mesma, isto é, comer e beber de seu fruto.
2-Dt 22:9 : Deus não permitia semear sementes de outras espécies na vinha, O que se queria preservar era a pureza das espécies.
3- Jesus usou diversas vezes a analogia com as vinhas, e nunca de maneira depreciativa:
Mt 21:28; Mt 21:33; Mc 12:01; Lc 20:9.
4- Sem contar o fato que ele transformou a água em vinho. (Porque não em suco? Ou água mineral pura?)
Difícil entender certas posições contra a bebida, quando se vê que Deus abençoou o fruto da videira, e ele mesmo disse, num ato de pleno amor para conosco que: "Jamais  beberei do fruto da videira , até aquele dia em que o hei de beber,novo, no reino de Deus". Marcos 14:26. Isto e´: Vou me privar do melhor, enquanto não puder compartilha-lho com vocês, juntos novamente!

O Limite:

Simples, o que a bíblia relata é o que ela quer dizer, Nenhum Bêbado herdara o reino dos céus, Gálatas 5:20, (ver também I Corintios 5:11), não quem bebe, não quem sabe beber, aquele que sabe o seu limite. O que ela condena é a perda de consciência,  não saber o que se estava fazendo, fazer besteira e bobagem, não saber se dominar, não saber os seus limites, é isto que a palavra condena. Muitos usam este Versículo para “provar” que beber é errado, mas no mesmo texto, está lá que nenhum Glutão entrará no reino dos Céus! E o que é glutão? Aquele que come demais, sem limite, sem temperança, o que senta na cadeira da churrascaria e só é tirado de lá pela policia ou pelos apelos desesperados do dono! Mas ninguém diz que  comer é pecado, ninguém diz que temos de parar de nos alimentar, deve ser porque pimenta no Olho do outro é refresco.
 O erro de Noé, é o mesmo de muitos hoje, não é beber que a bíblia condena, mas o embebedar-se, o embriagar-se, GN 9:24,  que ela frisa e diz que é errado, é pecado e não deve ser tolerado. O ato de embriagar-se trouxe maldição na vida de Noé, de seus filhos, e marcou a terra com o pecado logo após o dilúvio.

Beber: certo ou errado?

A bebida e tida como alimento por outros povos, faz parte, não de sua cultura, mas de sua alimentação. Na Europa os crentes protestantes, tradicionais ou pentecostais bebem Vinho, cerveja, refrigerante e água. Nós quando recebemos a pregação protestante a recebemos dos americanos, que por sua vez a receberam dos puritanos ingleses, que eram os únicos a condenar a bebida, porque na Inglaterra, os homens em sua maioria naquele período eram alcoólatras, o que moldou sua teologia, no sentido de discriminar a bebida e proibi-la nas Igrejas.
Se tivéssemos recebido o evangelho dos Italianos ou franceses, esta questão nem estaria sendo discutida, o que se falaria e sobre se ter domínio ao beber,  e não se é licito tomar um copo de vinho ou de cerveja, é pouco diante do que temos pela frente.

Só mais uma palavra: a igreja tem passado por muitas transformações redescobrindo verdades que estavam escondidas de nós, a prosperidade e não a pobreza como vontade de Deus, Alegria e não tristeza como o que Deus tem a oferecer nesta vida ao homem, cura e não enfermidades... Mas deixamos o alimento de fora, comida e bebida não herdaram o reino dos céus, mas nem por isso vou deixar de comer e beber do melhor desta terra.
Abraços!

6 comentários:

  1. vai se converter !!! Jesus manda a gente ser santo, a santidade nos afastar dessas coisas, no céu naum vai ter cerveja nem vinho pra beber naum...

    ResponderExcluir
  2. "2-Dt 22:9 : Deus não permitia semear sementes de outras espécies na vinha, O que se queria preservar era a pureza das espécie."
    Mas por que não se podia semear duas espécies diferentes? Dessa mistura, novas espécies, híbridas, e talvez até mais saborosas, poderiam surgir. Particularmente, gosto muito de vinhos que misturam duas uvas. Seria pecado beber desses vinhos? E se a pessoa cultivasse duas espécies diferentes na mesma vinha, mas tomando o cuidado pra se manter a pureza de ambas? Não me faz muito sentido deus proibir de cultivar espécies diferentes pra manter uma pureza em nome de nada...

    ResponderExcluir
  3. quinhosaranha, no céu também não vai ter roupa pra vestir. Nem por isso vc deixa de vesti-las aqui, né. Me ajuda aí... Jesus bebia vinho. Inclusive, na última ceia, foi servido vinho. Não sabe beber, não bebe!

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, o sentido era espiritual, pois Deus exigia que seu povo não se "mistura-se" a outros povos devido a idolatria destes, o que se demostrou com os anos ser sábio. Era uma analogia da santidade este ato de não semeadura. E não era semear dois tipos de sementes, mas dois tipos juntos na mesma vinha. Mas os tempos se atualizam e hoje o entendimento da santidade já é notório e não mais necessário a analogia do ato de não semeadura, pode-se semear e beber o melhor dos vinhos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20:29

    nao sei se esses comentarios sao de cristaos ou catolicos , mas sei que na conhecem nada da palavra de Deus. Como explica entao se na biblia diz que os beberroes de vinho nao herdarao o reino de Deus?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo17:14

    A decadência da raça humana, a bíblia é cheia de interpretações, e cada um usa ao seu favor. Acredito que nunca chegaremos na verdade absoluta. Creio em Deus mais não creio nos nossos lideres religiosos.
    O dinheiro está acima de tudo, as igrejas só falam em prosperidade financeira, e pelo pouco que entendi das palavras de Jesus o que precisamos é prosperidade de espirito, sermos mais fraternos.

    ResponderExcluir

Obrigado