19 junho 2014

Jogador Americano sonhou com gol dois dias antes

Ampliar

Gana e EUA jogam na Arena das Dunas69 fotos

63 / 69
Brooks parece não acreditar no gol que deu a vitória para os EUA contra Gana Leia maisAP Photo/Hassan Ammar

VEJA TAMBÉM

Dois dias antes da estreia dos Estados Unidos, o reserva John Brooks sonhou que faria um gol na Copa do Mundo e contou para seus colegas. Na última segunda-feira, o jogador acabou entrando no lugar de Besler e marcou o gol da vitória dos EUA sobre Gana por 2 a 1, aos 41 minutos do segundo tempo.
"Esse foi o primeiro sonho que tive deste tipo", explicou o defensor após a partida. "E espero que não seja o último", completou o camisa 6 dos EUA, em entrevista reproduzida pela  revista Sports Illustrated. O gol heroico do zagueiro fez com que seus companheiros de seleção bajulassem o jovem herói da partida.
"Ele é duro como uma rocha. Ele é ótimo em roubadas de bola e cabeçadas. Quando ele subiu para aquela bola estava muito composto", elogiou o experiente goleiro Tim Howard.
Brooks, 21 anos, é uma das novidades que Klinsmann trouxe para a seleção dos Estados Unidos, junto com DeAndre Yedlin, 20 anos, e Julian Green, 19 anos, os mais jovens do grupo. "Brooks mostrou seu talento. Ainda tem muito que aprender? Sim. Mas é normal. E tem um teste melhor que uma Copa do Mundo?", questionou o treinador alemão.
O volante Michael Bradley foi outro que aproveitou para enaltecer a segurança do zagueiro ao entrar na equipe. "Não foi uma situação fácil para ele. Acho que ele conseguiu manter o ritmo da equipe", afirmou o meio-campista.

18 junho 2014

Seleção americana mostra multidão atenta ao jogo da Copa em Chicago

Torcedores acompanharam a vitória apertada por 2 a 1 sobre Gana na estreia da competição: "Vamos fazer isso de novo no domingo?", perguntou o perfil dos EUA

Por Chicago, Estados Unidos
Comente agora
Engana-se quem pensa que a paixão dos americanos é totalmente dedicada ao basquete, beisebol e futebol americano. No coração deles, há espaço também para o futebol. A estreia dos Estados Unidos contra Gana, nesta segunda-feira, na Arena das Dunas, mostrou isso. O time acabou vencendo por 2 a 1 em um jogo apertado, com decisão no fim de cabeça, e os fãs da equipe torceram demais. Em Chicago, foi montado um telão para que a torcida pudesse assistir ao duelo do Grupo G, que ainda tem Alemanha e Portugal. 
- Atmosfera louca na festa em Chicago! Os fãs estavam unidos com os Estados Unidos para dar apoio. Vamos fazer isso de novo no domingo? - relatou o perfil do time americano, lembrando da partida de domingo, contra os lusitanos, às 19h (de Brasília), na Arena da Amazônia.
Americanos assistem ao confronto em Chicago (Foto: Reprodução)Americanos assistem ao confronto em Chicago (Foto: Reprodução)

Vice dos EUA discute espionagem com Dilma e elogia seleção americana

O vice-presidente americano, Joe Biden, conversou com a presidente Dilma Rousseff sobre as denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos no Brasil e disse acreditar que a relação bilateral pode melhorar.
"A presidente Dilma e eu tivemos a oportunidade de manter uma conversa franca" sobre as revelações da espionagem americana, contou Biden, em uma breve declaração aos jornalistas, fechada para perguntas, após a reunião, em Brasília.
"Debatemos os programas americanos de vigilância que foram revelados no ano passado (2013). Eu sei que a questão importa muito para as pessoas aqui. Sinceramente, importa para o povo nos Estados Unidos também", afirmou Biden, acrescentando que informou Dilma das mudanças determinadas pelo presidente Barack Obama.
"Eu disse a ela - o que ela já sabia - que o presidente Obama determinou uma revisão imediata. Fizemos verdadeiras mudanças no nosso processo e estamos adotando uma nova abordagem para essas questões", garantiu.
Biden lembrou que "em janeiro passado, os EUA anunciaram importantes reformas" e prometeu que "vamos manter consultas de perto com nossos amigos e parceiros, como o Brasil".
A pauta do encontro inclui uma conversa sobre os direitos dos cidadãos de todo o mundo na Internet.
"Discutimos o esforço comum que temos para proteger e garantir a segurança da Internet, que não é uma ferramenta de repressão governamental, pertence às pessoas do mundo todo", comentou Biden, destacando a "importante liderança" do Brasil na defesa dessas questões.
No ano passado, Dilma cancelou a visita de Estado que faria a Washington em outubro e denunciou a espionagem americana na ONU, após o vazamento de documentos sobre o monitoramento global e sem autorização feito pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês). Além das comunicações on-line da presidente Dilma, a agência americana espionou as da Petrobras e de milhões de brasileiros.
Pouco antes do início da reunião, Biden se declarou "confiante" na melhora das relações com o Brasil nessa área.
Há duas semanas, em um jantar com correspondentes estrangeiros no país, Dilma havia declarado que o Brasil ainda espera um "sinal forte" do governo americano de que a espionagem não vai se repetir.
Para a presidente, que há havia se encontrado com Biden em março, no Chile, durante a posse de Michelle Bachelet, Brasil e Estados Unidos já teriam passado da fase de namoro, mas ainda não tinham chegado ao ponto de pensar em casamento e reprogramar sua visita de Estado a Washington.
Biden chegou a Brasília, procedente de Natal, onde assistiu, na segunda-feira, à vitória por 2-1 dos Estados Unidos sobre Gana, na estreia da seleção americana na Copa.
O vice dos EUA disse ter ficado eufórico com o resultado e elogiou o estádio de Natal e o "incrível" trabalho feito pelo Brasil para organizar o Mundial.
Mais uma vez, Biden destacou as relações bilaterais com o Brasil e suas possibilidades de ampliação, que podem, segundo ele, beneficiar não apenas os dois países e suas populações, mas o "hemisfério" e o mundo.
Os Estados Unidos são o segundo sócio comercial do Brasil, atrás da China. Em 2013, o comércio bilateral beirou os US$ 60 bilhões.
Depois de visitar o Brasil, Biden segue para a Colômbia, que acaba de reeleger o presidente Juan Manuel Santos.
Dilma não deu declarações sobre o encontro com Biden, assim como o vice Michel Temer, que também se reuniu com seu homólogo americano.
ym/mav/pm/tt/dm

Abbas defende cooperação com Israel

Abbas defende cooperação com Israel

Publicação: 18/06/2014 12:19 Atualização:

São Paulo, 18 - O presidente da Autoridade Palestina, Mahomoud Abbas, defendeu nesta quarta-feira sua cooperação de segurança com Israel e disse que suas forças estão ajudando na busca de três adolescentes israelenses desaparecidos na Cisjordânia. Em resposta, o movimento fundamentalista Hamas condenou a aproximação com o Estado judeu e a série de prisões de seus seguidores feita pela polícia israelense.

Abbas disse que a cooperação de segurança com Israel serve aos interesses palestinos porque ajuda a evitar uma nova revolta, o que "poderia nos destruir", disse Abbas.

"Nós ainda estamos procurando e a busca por quem fez este ato segue intensa", disse o presidente palestino, acrescentando sem maiores detalhes que os envolvidos com esse caso "querem nos destruir".

Os adolescentes desapareceram há quase uma semana na região próxima à Cisjordânia. O governo de Israel culpou o Hamas pelo rapto, sem fornecer provas.

Em resposta ao desaparecimento, Israel lançou a operação mais significativa de militares terrestres em cinco anos e prendeu mais de 200 palestinos, sendo 51 apenas no dia de hoje, a maioria deles militantes do Hamas e líderes políticos.

Os comentários de Abbas - feitos durante uma reunião com altos funcionários do governo da Arábia Saudita - foram considerados contundentes em meio à impopular cooperação de segurança entre os países e em um momento em que se acentua a crise entre israelenses e palestinos.

O movimento Hamas, com quem o presidente acertou um governo tecnocrata de unidade no início do mês após quase uma década de disputa pelo poder, condenou mais uma vez a aproximação com Israel.

"As declarações do presidente Abbas sobre a coordenação de segurança com Israel não se justificam, sendo prejudicial para a reconciliação palestina e um golpe psicológico para os milhares de prisioneiros palestinos que sofrem uma morte lenta em prisões israelenses", escreveu o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, em um comunicado. (com informações da Associated Press e da Dow Jones Newswires)

Nigéria: explosão mata 14 em exibição de jogo da Copa

Nigéria: explosão mata 14 em exibição de jogo da Copa

Publicação: 18/06/2014 12:37 Atualização:

DAMATURU, Nigéria, 18 - Pelo menos 14 pessoas morreram após explosão num local onde várias pessoas assistiam ao jogo entre Brasil e México pela Copa do Mundo de Futebol na noite de terça-feira, no nordeste da Nigéria. No sudeste do país, as forças de segurança detiveram um "chefão do terror" que fazia parte de uma grupo de 500 pessoas presas sob suspeita de terrorismo.

Pelo menos 26 pessoas ficaram feridas na explosão que aconteceu em Damaturu, capital do Estado de Yobe, informou a polícia. "A bomba me jogou longe e eu nem sabia onde eu estava", disse o sobrevivente Babagana Mohammed, que só recuperou a consciência no hospital.

Outra vítima, Musa Mohammed, disse que algumas pessoas perderam partes do corpo na explosão. Ele havia parado no local, que exibia ilegalmente o jogo, para comparar créditos para seu telefone celular quando o artefato foi detonado. "Foi um flash e então muitas pessoas estavam mortas. Graças a Deus eu tive apenas ferimentos leves."

Testemunhas disseram que um suicida dirigiu um táxi triciclo cheios de explosivos até a área, mas o superintendente da polícia Nathan Cheghan afirmou que a explosão foi provocada por um carro estacionado e abandonado na via em frente ao local onde o jogo era exibido.

Cheghan disse que locais de exibição de jogos de futebol foram proibidos no Estado de Yobe dois meses atrás porque eles são alvo do Boko Haram, grupo militante islâmico que quer fazer da Nigéria um Estado islâmico. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas ele responsabiliza o Boko Haram.

Especialistas em segurança advertiram que militantes islâmicos podem atacar grupos que assistem aos jogos da Copa do Mundo em locais públicos na Nigéria, Quênia e Uganda, como fizeram em 2010 em Uganda. Naquele ano as explosões em Kampala, em dois locais onde as pessoas assistiam à final da Copa do Mundo, deixaram 74 mortos, ataques assumidoa pelo Al-Shabab, um grupo insurgente somali.

O Ministério da Defesa informou ter detido um "chefão do terror que estava na lista de terroristas procurados" no sudeste do país. Comunicado divulgado na noite de terça-feira diz que o homem foi descoberto entre os 486 suspeitos detidos quando viajavam num comboio suspeito, formado por 33 ônibus no Estado de Enugu, sudeste do país.

Meios de comunicação locais informaram que os homens e uma série de mulheres foram detidos quando viajavam do norte para Porto Harcourt, capital petrolífera da Nigéria, em busca de emprego. Fonte: Associated Press.

Idosa de 80 anos é abandonada por enfermeira em estrada do interior de SP

Idosa de 80 anos é abandonada por enfermeira em estrada do interior de SPParentes e polícia ainda não sabem porquê idosa foi tirada de casa de repouso em Bauru e largada no meio do mato em Piratinga

Publicação: 18/06/2014 11:49 Atualização: 18/06/2014 12:00


A idosa Isaura Ribeiro de Moraes, de 80 anos, foi abandonada nessa terça-feira, 17, em uma estrada vicinal, em Piratininga(SP), por uma enfermeira que a trouxe de Bauru. Ela foi deixada em um matagal às margens da estrada, próximo a uma clínica de recuperação de dependentes químicos. A mulher, que não anda e tem dificuldade para falar, foi socorrida por funcionários da clínica, que ouviram seus gritos.

O caso chocou a polícia. "Dona Isaura foi deixada de propósito perto da clínica para não correr risco de morte", diz Luis Carlos Amado, de 57 anos, delegado interino de Piratininga. O policial disse que o caso é grave e completou: "Aparentemente é um descarte de ser humano".

Depois de ser atendida na clínica, a idosa foi levada para o Asilo Vila Vicentina. "Ela disse a uma assistente social que foi abandonada na estrada por uma enfermeira chamada Solange e que estava numa casa de idosos em Bauru", conta o delegado. Ele enviou uma equipe a Bauru para descobrir onde fica o asilo, que seria a Casa de Repouso Sol e Lua.

O delegado quer ouvir os responsáveis pela clínica e parentes da idosa."Não sabemos o motivo pelo qual ela foi abandonada e, por isso, vamos averiguar", avisa o policial.