19 março 2009

Comer e Beber o Melhor Desta Terra.

Antes de ler este artigo, tenha em mente o versículo e palavra de nosso Senhor Jesus:
"Não julgueis e não sereis julgados, não condeneis e não sereis condenados!".



Minha intenção quando posto minhas opiniões sobre diversos assuntos, Não é escrever um livro ou apresentar uma tese de mestrado ou doutorado, mas simplesmente apresentar uma opinião coerente dentro da arquitetura atual da igreja. Não é  fazer novas bases, mas revelar as que estão obscuras ou erradas, trazer nova luz sobre fatos que trazem divisão ou mesmo o medo dentro do corpo de Cristo.

Este é espinhoso, mas não vou fugir ao tema:  A Bebida Alcoólica.

 O que a Bíblia diz sobre o tema?
Bebida, qual o limite? 
Beber é certo ou errado?

O que a Bíblia diz sobre o tema:

Vamos à bíblia em 1º lugar: A bíblia diz que Noé era vinhateiro em GENÊSIS cap. 9:20, plantava uvas e dela fazia vinho para beber. A bíblia também diz que Noé era homem justo e temente a Deus, a bíblia diz que só ele e sua família foram salvos por ocasião do dilúvio sobre a terra, por ter Deus achado nele dignidade entre os homens.
Diante disto tudo, seria razoável encontrar na palavra que Noé fosse contra a bebida como muitos se arvoram hoje em dia, pessoas que usam a bíblia para dizer que beber é pecado, porque ninguém na bíblia bebia. Ora Noé além de beber fazia vinho para outros consumirem, seria ele hoje o dono de uma fabrica de vinhos, e vinhos da melhor qualidade.
A outras referências a vinho na Bíblia, que estão lá porque Deus abençoava a vinha e o seu fruto, Vejamos:
1-Deuteronômio 20:6 : fala do homem que estava indo para guerra mas  plantou uma vinha, e  não desfrutou dela,  este deveria voltar e desfrutar da mesma, isto é, comer e beber de seu fruto.
2-Dt 22:9 : Deus não permitia semear sementes de outras espécies na vinha, O que se queria preservar era a pureza das espécies.
3- Jesus usou diversas vezes a analogia com as vinhas, e nunca de maneira depreciativa:
Mt 21:28; Mt 21:33; Mc 12:01; Lc 20:9.
4- Sem contar o fato que ele transformou a água em vinho. (Porque não em suco? Ou água mineral pura?)
Difícil entender certas posições contra a bebida, quando se vê que Deus abençoou o fruto da videira, e ele mesmo disse, num ato de pleno amor para conosco que: "Jamais  beberei do fruto da videira , até aquele dia em que o hei de beber,novo, no reino de Deus". Marcos 14:26. Isto e´: Vou me privar do melhor, enquanto não puder compartilha-lho com vocês, juntos novamente!

O Limite:

Simples, o que a bíblia relata é o que ela quer dizer, Nenhum Bêbado herdara o reino dos céus, Gálatas 5:20, (ver também I Corintios 5:11), não quem bebe, não quem sabe beber, aquele que sabe o seu limite. O que ela condena é a perda de consciência,  não saber o que se estava fazendo, fazer besteira e bobagem, não saber se dominar, não saber os seus limites, é isto que a palavra condena. Muitos usam este Versículo para “provar” que beber é errado, mas no mesmo texto, está lá que nenhum Glutão entrará no reino dos Céus! E o que é glutão? Aquele que come demais, sem limite, sem temperança, o que senta na cadeira da churrascaria e só é tirado de lá pela policia ou pelos apelos desesperados do dono! Mas ninguém diz que  comer é pecado, ninguém diz que temos de parar de nos alimentar, deve ser porque pimenta no Olho do outro é refresco.
 O erro de Noé, é o mesmo de muitos hoje, não é beber que a bíblia condena, mas o embebedar-se, o embriagar-se, GN 9:24,  que ela frisa e diz que é errado, é pecado e não deve ser tolerado. O ato de embriagar-se trouxe maldição na vida de Noé, de seus filhos, e marcou a terra com o pecado logo após o dilúvio.

Beber: certo ou errado?

A bebida e tida como alimento por outros povos, faz parte, não de sua cultura, mas de sua alimentação. Na Europa os crentes protestantes, tradicionais ou pentecostais bebem Vinho, cerveja, refrigerante e água. Nós quando recebemos a pregação protestante a recebemos dos americanos, que por sua vez a receberam dos puritanos ingleses, que eram os únicos a condenar a bebida, porque na Inglaterra, os homens em sua maioria naquele período eram alcoólatras, o que moldou sua teologia, no sentido de discriminar a bebida e proibi-la nas Igrejas.
Se tivéssemos recebido o evangelho dos Italianos ou franceses, esta questão nem estaria sendo discutida, o que se falaria e sobre se ter domínio ao beber,  e não se é licito tomar um copo de vinho ou de cerveja, é pouco diante do que temos pela frente.

Só mais uma palavra: a igreja tem passado por muitas transformações redescobrindo verdades que estavam escondidas de nós, a prosperidade e não a pobreza como vontade de Deus, Alegria e não tristeza como o que Deus tem a oferecer nesta vida ao homem, cura e não enfermidades... Mas deixamos o alimento de fora, comida e bebida não herdaram o reino dos céus, mas nem por isso vou deixar de comer e beber do melhor desta terra.
Abraços!

16 março 2009

ABORTO, CERTO OU ERRADO????????????




O assunto aborto vem sendo amplamente discutido nos meios de comunicação atualmente. O caso mais recente foi de uma menina de 9 anos, que teve a gravidez de Gêmeos interrompida pelos médicosa. A grevidez indesejada foi devido ao estupro do próprio pai.Não vou escrever sobre o caso, mas fazer uma pequena análise opinativa sobre o aborto. É certo ou errado?

Em primeiro lugar, temos que nos colocar a par da lei de nosso país.O Código Penal, em seu cápitulo: Crimes contra a Vida, artigos 124 a 127, elanca os tipos de abortos punidos com de detenção à reclusão, de 1 a 10 anos de cadeia, para quem provocar, com consentimento ou não, aborto em gestante. A mesma pena equivale para quem, sem consentimento, provocar o aborto. Porém, o art. 128, diz: Não se pune o aborto praticado por médico:

I- se não a outro meio de salvar a vida da gestante,

II- se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consetimento da gestante, ou quando incapaz, de seu represetante legal.( Código Penal comentado, Paulo José da costa Junior).

Está é a lei em nosso país, os casos que se enquadrarem dentro deles, seja para punição ou para permisão do aorto devem ser respeitados por todos, concordando com eles ou não.

Como me proponho a opinar, faço uma análise dos fatos em questão:

Fato 1: No Brasil, o aborto é tratado como crime. Seria " a interrupção da gravidez" isto é " a não distinção entre óvulo, embrião ou feto".( Codigo penal Comentado, Pg.388, prg. 2º).

Fato 2: No Brasil, a exeções ao aborto-crime, ele é legal quando terapêutico, destinado a salvar a vida da gestante, e também, quando resultado de estupro.

OBS: O anteprojeto de reforma da parte especial, no inciso III do art. 128 acrescenta o aborto piedoso, defindo pela norma legal como a: " fundada probabilidade, atestada por outro médico, de o nascituro apresentar graves e irreversiveis anomalis físicas e mentais".

Fato 3: A mulher não tem, pela lei atual, direito de decidir sobre o destino do feto em nenhum momento, salvo as exeçõpes já delineadas, nem ela nem o médico pelo mesmo motivo.

Creio eu, ser este um resumo da lei.
Agora vamos minha humilde opinião:

Aborto não é assassinato.
A Bíblia deixa claro que aborto e assassinato não são a mesma coisa. Ela trata os dois fatos como distintos entre si.
De acordo com Normam L. Geisler, em seu livro Ética Cristã, Ed. Vida Nova, Pg 186,

1- Um feto não nascido não é plenamente humano. Na Lei de Moíses, matar um feto não era considerado um delito capital, Ex. 21:22. Mas, se fosse uma criança nascida, era exigida sua morte, pois uma vida humana foi tirada.

2- Um feto não nascido não é sub-humano: Não é ele um "apêndice", algo que possa ser removido se assim a mulher não o desejar, o embrião é potencialmente um ser humano, que poderá se desenvolver e alcansar todas as suas possibilidades, um apendice , ou mesmo um dente que pode ser arrancado, de acordo com a vontade da pessoa, não o é.

Segundo Geisler, as únicas circunstâncias morais e éticas que justificariam um aborto são:

1- O aborto por razões terapêuticas: quando se apresenta a questão tirar a vida de um não nascido ou deixar a mãe morrer, exigi-se o ABORTO. Uma vida real é de maior valor que uma vida em potencial.

2- O aborto por razões eugênicas: quando ouver indicações claras de que a vida será SUB-HUMANA e, não simplesmente porque a pessoa será deformada, como diz o autor, talvez o mongolismo sejá um motivo justificável para um aborto , mas a talidomita não é. Seres humanos deformados ainda são seres humanos, às vezes mais do que aqueles que não têm NENHUM DEFEITO.

3- O aborto na concepção sem consentimento: a questão aqui é sendo este fato uma intrusão, um estupro, uma violação do direito da mãe decidir se queria a relação sexual ou não, "o direito da vida em potêncial (o Embrião) e eclipsado pelo direito da vida real da mãe. Os direitos a vida, à saúde e a autodeterminação da mãe, tomam precedências sobre o direito do embrião potencialmente humano". A violação do corpo não dá direito ao nascimento do embrião.

4- O aborto na concepção mediante o incesto: os males físicos e pisicológicos deste fato já desnudam que a decisão de abortar deve ser a melhor forma de se tratar com este mal. Quando uma personalidade é violada, a moça, e quando a personalidade em potencial pode ser arriscada, a decisão certa a ser tomada é a interrupção desta gestação.
-
Não pretendo me alongar mais no assunto que é espinhoso e de muito pouca concordância, mas ver o aborto como errado em todas as situações é temerário. É vê-lo válido para qualquer ação também o é. Seguir a lei, não é estar de acordo com a Bíblia, e se dizer cristão, e ser contra o aborto em situações de risco, não diz nada. Devemos ler a palavra com sabedoria e discernimento. Não para provar ou justificar atos pessoais.

Algumas questões:

1- Até que ponto um embrião não é um ser humanoem potencial? A mim até o ponto em que a vida já se consolidou.

2- A mulher é dona do seu corpo? Sim , claro que o é, então evite uma gravidez indesejada. Para isso, veio a pílula e não o aborto.( Relações sexuais concentidas, prefiguram uma gravidez, o descuido ou negligência dos incaltos não autorizam o aborto).

3- Haverá consenso nesta questão algum dia? Não, é coisa para muito tempo.

Abraços.